28 de agosto de 2007

Esclarecimento a Joia

Não é minha intenção responder aos comentários dos visitantes deste Blogue. Pelo contrário, desejo as opiniões livres, num espaço de respeito e de tolerância. O objectivo deste Blogue é tão só o da expressão de pensamentos e de sentimentos que se justificam pela experiência do seu autor (ainda que jovem). No entanto, reconheço a pertinência das opiniões manifestadas pela visitante Joia. E mais, confesso admiração pelo que pensa, embora sempre em tom discordante com o meu. Adoro o sufismo.
Primeiro importa esclarecer alguns aspectos para compreensão do estado de espírito do autor:
No que respeita ao entendimento do Amor, e sendo abrangente e infidável a sua definição, considero que em tudo existe um oposto que justifica a existência de algo: O bom e o mau; o branco e o preto; o dia e a noite; a alegria e a tristeza; etc..
Ora, nem tudo tem de ser exclusivamente amargo, ou depreciativo, podemos ver as coisas na nossa perspectiva pessoal, ou abordá-las num sentido mais lacto, sendo que as entendemos como nos são colocadas à disposição da nossa capacidade de adquirir conhecimentos. No meu caso, e das minhas opiniões, tudo é expresso numa perspectiva muito pessoal.
Uso muitas vezes a metáfora, criando imagens figurativas, e outras vezes escrevo com a intenção objectiva de dizer o que realmente penso, sem outras interpretações possíveis.
É saudável a Rotina do Amor? Sim, e esta não pode ser entendida como um acontecimento estático, negativo e depreciativo. A rotina pode ser a dinâmica de um espaço próprio capaz de valorizar o Amor, dar-lhe vida, faze-lo viver, sem que nisso exista uma habituação mental ou material de desgaste. Aguardar por alguém, quando no acto da espera pode haver o prazer da saudade, e multiplicar o desejo de se estar com esse alguém é sem dúvida positivo. De outra forma teria escrito Rotina no Amor, e aí entender-se-ía a perspectiva negativa.
O Amor é uma Convicção? Sem dúvida! De outra maneira existiria a percepção do que se sente? Teríamos certezas? E na primeira dúvida, desistiriamos? Importa esclarecer que um sentimento é uma convicção, e não o entenderiamos como tal se não fosse a necessidade de esclarecer - constantemente - o que sentimos.
Gosto do sufismo. Admiro as opiniões divergentes. Resta-me deixar o convite para que volte sempre.
Obrigado

3 comentários:

  1. Li o comentário e pareceu-me que ele ou ela fez uma interpretação muito literal do que é a rotina.
    E pareceu-me também que deixaste bem claro que existem dois lados para tudo, que é a oposição que os determina.

    Gosto do que escreves, parabéns:)

    ResponderEliminar
  2. Olá Poeta!
    Fico satisfeita e agradeço a sua disponibilidade para comentar o que vai sendo escrito.
    Não se trata de ter opiniões divergentes mas sim, de apenas ler sem ler as entrelinhas. Isso deixo à imaginação do autor.
    Sofisma?? A interpretação dos "poemas" depende do nosso estado de espírito. Correcto??
    SOU FÃ DOS SEUS POEMAS.
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Para Jóia:

    Obrigado uma vez mais pelo seu estimulo. Agradeço-lhe as palavras e a sua visita constante.

    ResponderEliminar